Tijolos de definições

sábado, 24 de setembro de 2011 0 opiniões
extra
(latim: extra, fora de, para fora de)
Que tem carácter de exceção. = EXTRAORDINÁRIO ≠ HABITUAL, NORMAL, ORDINÁRIO

extrato
(latim: extractus, tirar de, extrair, arrancar, descobrir)
Aquilo que foi extraído.

estratosfera
(estrato + esfera)
[Geologia] A estratosfera se caracteriza pelos movimentos de ar em sentido horizontal. É nesta camada que começa a difusão da luz solar (que origina o azul do céu). Na sua parte inferior, flui uma corrente de ar em jato, conhecida como jet stream, que exerce influência na meteorologia das zonas temperadas; entre trinta e cinqüenta quilômetros, encontra-se a ozonosfera, onde moléculas de ozônio absorvem a radiação ultravioleta do Sol devido a reações fotoquímicas, filtrando-as e protegendo-nos dos seus efeitos nocivos; neste ponto da estratosfera, o ar se aquece até a temperatura atingir cerca de 10 °C. Curiosamente, é exatamente por ação da radiação ultravioleta que as moléculas de oxigênio (O2) se separam em dois átomos individuais (O) que depois se combinam com uma molécula ordinária de oxigénio para formar o ozônio(O3)). Na estratosfera existem as nuvens-de-madrepérola, estas são formadas pela capa de ozônio, costuma ser muito estável, principalmente no espaço compreendido entre a tropopausa e a camada de ozônio.

oosfera
(oo- + esfera)
[Botânica] Oosfera é o gâmeta feminino das plantas. Está presente em todas as fases de evolução do reino Plantae (Bryophyta, Pteridófitas, Gimnosperma e Angiosperma). A oosfera pode ser fecundada pelo núcleo espermático dando origem ao zigoto.

cromossomos sexuais
[Biologia] Nas células da espécie humana existem 23 pares de cromossomos, dos quais 22 pares não apresentam diferenças entre machos e fêmeas - e são chamados de autossomos. Os dois outros cromossomos, chamados de heterossomos ou cromossomos sexuais apresentam diferenças: enquanto as mulheres apresentam dois cromossomos sexuais perfeitamente homólogos, que foram denominados XX, os homens possuem um cromossomo X e um outro, não totalmente homólogo a X, e que foi denominado Y.


Uma introdução direta!
Sejam tod@s muito bem vind@s.

0 opiniões:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 eXtratoosfera | TNB